Pular para o conteúdo principal

Semana do Bebê Quilombola chega a sua 11ª edição assegurando direitos à primeira infância de Bequimão




Uma linda festa na Praça Santo Antônio marcou o encerramento da Semana do Bebê Quilombola nesta quinta-feira (30), em Bequimão. Ao longo de sete dias, servidores de diversos setores do município, em conjunto com órgãos parceiros como a Fundação Josué Montelo, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Movimento Quilombola de Bequimão (MOQBEQ), Instituto Formação e Coletivo Bora Ver, levaram uma programação rica em inclusão e cuidado com a primeira infância para mais de 20 comunidades quilombolas.

Na sua décima primeira edição, além de uma vasta programação que incluiu iniciativas de fortalecimento da identidade racial, como a oficina da ancestralidade, o evento também contou com uma série de serviços sociassistenciais e ações de saúde. Toda a programação foi acompanhada de perto pelo prefeito João Martins, pelo vice Magal, pelo ex-prefeito Zé Martins, secretariado do município, vereadores e lideranças comunitárias.

Receberam as atividades durante toda a semana as comunidades de Conceição, Pericumã, Mafra, Ariquipá, Suassuí, Santa Rita, Rio Grande, Juraraitá, Monte Palma, Marajá, Ramal de Quindíua, Boa Vista, Iriritiua, Flexal, Águas Belas, Monte Alegre, Santa Teresa, Sibéria, Pontal, Carnaubal e Olho D'Água.

Idealizador do projeto há uma década o ex-prefeito de Bequimão e atual secretário municipal de Governo, Zé Martins, falou sobre a felicidade em ver que a iniciativa pioneira segue recebendo o apoio necessário da gestão João Martins. "É um grande prazer, mais uma vez, estar participando desse grande evento que tive a oportunidade de ter iniciado junto à professora Claudete e João agora segue dando o incentivo necessário, mostrando o seu carinho e respeito pelas comunidades quilombolas de Bequimão. É uma iniciativa marcante que representa o olhar sensível da gestão do prefeito João Martins, que trabalha diariamente para melhorar a qualidade das nossas comunidades e do município de Bequimão como um todo", destacou Zé Martins.



Segundo o secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Fábio Silva, a Semana do Bebê Quilombola representa um marco na história de Bequimão. "Nós tivemos ao longo desta semana diversas ações que trabalharam juntas pelo fortalecimento da idetifidade quilombola, algo jamais visto em Bequimão antes das gestões do Prefeito João Martins e do ex-prefeito Zé Martins. Por trás dessa festa que vocês estão vendo aqui hoje há um trabalho muito forte de valorização da cultura negra e da garantia dos direitos das crianças e de suas comunidades. E o saldo ao longo desses anos tem sido positivo, porque a cobertura dessa iniciativa junto às comunidades quilombolas só é ampliada. Ao nosso lado, entre outros parceiros, temos o Unicef que nos ajuda a monitorar a implantação de políticas públicas e a garantir direitos à nossa população. Nosso município tem melhorado a cada ano os seus indicadores e esse é um dos trabalhos que tem assegurado esse resultado junto à nossa população e, principalmente, junto às nossas comunidades", reforçou Fábio Silva.

A 11ª edição foi avaliada de maneira positiva pelo prefeito de Bequimão, João Martins, que assegurou que seguirá garantindo cada vez mais apoio à iniciativa no sentido de ampliá-la ainda mais pelos próximos anos. "Essa é a décima primeira edição da Semana do Bebê Quilombola. Hoje é o encerramento, a culminância desse trabalho espetacular, realizado com muito envolvimento e comprometimento da nossa equipe que se doou da melhor maneira possível, para que pudéssemos entregar um evento bem planejado, feito com amor e dedicação e hoje estamos tendo o resultado com a Praça Matriz lotada. É garantia de direitos, políticas públicas e participação popular. Graças ao trabalho dos nossos servidores e parceiros, estamos tendo condições de entregar uma evento cada vez melhor à nossa população", completou João Martins.
 
Como manda a tradição, a Semana do Bebê Quilombola em Bequimão também foi marcada pela diplomação do bebê prefeito. O escolhido para exercer o cargo neste ano foi Heitor Amorim Brito, da comunidade quiilombola Monte Alegre. Além do enxoval completo, o recém nascido vai receber assistência integral da Prefeitura de Bequimão até novembro do ano que vem.

Além de assegurar direitos à primeira infância, a Semana do Bebê Quilombola foi o momento oportuno para a certificação de mais dez comunidades pela Fundação Cultural Palmares, garantindo às futuras gerações maior facilidade no acesso a políticas públicas, reforçando dessa maneira o compromisso de reparação histórica junto aos territórios.



Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Bequimão realiza festa da virada com grandes atrações e show pirotécnico

Bequimão recebeu 2024 em grande estilo. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou uma festa inesquecível e o Réveillon da Nossa Gente foi um grande sucesso. Desde cedo, equipes de som, palco e iluminação estiveram empenhadas em deixar a Praça da Matriz pronta para a grande festa da virada no nosso município. "Compatilho com imensa satisfação o sucesso do Réveillon da Nossa Gente, uma celebração marcada por momentos inesquecíveis, onde a nossa população se uniu para festejar com alegria e esperança a chegada de 2024. Meu agradecimento a toda equipe envolvida, aos artistas pela entrega e, claro, à nossa população que compareceu em peso, tornando esta festa ainda mais memorável. Esse sucesso só reforça o compromisso do prefeito João Martins e em continuar promovendo eventos de qualidade para todos os bequimãoenses", ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins.  À noite grandes atrações como o cantor Flávio Almeida, DJ Xuxa e a

Prefeito João Martins anuncia implantação de sistema de videomonitoramento durante a solenidade de um ano do 45ºBPM

Em Bequimão, Estado e município andam de mãos dadas com o objetivo de promover a segurança da população. No último dia 11, o 45º Batalhão de Polícia Militar completou o seu primeiro ano de atuação com o anúncio de um novo investimento que promete melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pela corporação aos bequimãoenses. Hoje comandada pelo coronel Cláudio Roberto, o batalhão teve como primeiro comandante o coronel Trinta Júnior, que participou de todo o processo de implantação da unidade. A programação alusiva a um ano de atuação do 45º BPM teve início em frente ao batalhão com sede no Bairro de Fátima. O batalhão está instalado em um imóvel cedido pela administração municipal ao comando da corporação como contrapartida para que a instituição pudesse fixar a sua base no município. E, durante o evento, o prefeito João Martins anunciou mais um investimento que visa fortalecer e incentivar a atividade policial em prol dos bequimãoenses: a instalação do

Bequimão assina termo de cooperação para a elaboração de roteiro turístico integrado

Em um esforço conjunto para fortalecer o potencial turístico das regiões Metropolitana de São Luís e Litoral Ocidental Maranhense, representantes do setor público e privado se uniram nesta segunda-feira (23), na sede da Prefeitura de São Luís, para formalmente assinar um termo de cooperação inovador. E Bequimão está inserido nesse processo. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, esteve na capital maranhense para participar deste momento histórico, visando a promoção das riquezas culturais, históricas e naturais do município. O evento de assinatura é um marco significativo no compromisso contínuo de impulsionar o turismo sustentável. O roteiro turístico integrado visa oferecer uma experiência completa e envolvente para os visitantes, destacando a diversidade de atrações que as áreas têm a oferecer, conforme explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, que se mostrou bastante entusiasmado com a iniciativa. “Este é um passo emoc