Pular para o conteúdo principal

Após encontro com o Conguarás, MCom libera sinal 5G para municípios do Litoral Ocidental Maranhense


Conexão mais rápida e uma melhor cobertura: desde ontem, 4 de dezembro, Bequimão e outros oito municípios do Litoral Ocidental Maranhense estão oficialmente aptos a receberem a tecnologia 5G. A decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI) na última quarta-feira, 29 de novembro, e vai contemplar também os municípios de Bacuri, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão.

A ampliação do sinal atende a uma solicitação do Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás) e das prefeituras da região junto ao ministro das Comunicações do Governo Federal, Juscelino Filho, e posterior análise técnica dos municípios contemplados. Segundo o presidente do Conguarás e prefeito do município de Bequimão, João Martins, além de tornar a vida no ambiente digital mais eficiente, a tecnologia também vai criar uma atmosfera mais favorável ao desenvolvimento econômico local. 

“O Litoral Ocidental acaba de dar um grande passo rumo ao desenvolvimento tecnológico.  A implementação da tecnologia 5G é uma conquista que marca um salto significativo em nossa conectividade e no progresso de nossa região. A tecnologia desempenha um papel fundamental em nossas vidas, desde a educação até os negócios, saúde, e muito mais. A chegada do 5G é, sem dúvidas, um avanço revolucionário que não só vai acelerar a velocidade da nossa conexão, mas também vai  gerar uma série de oportunidades inovadoras”, ressaltou o prefeito João Martins. 

De acordo com o Ministério das Comunicações, a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nos municípios depende do planejamento e do interesse de cada prestadora.

O ministro Juscelino Filho assegurou que a pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes o serviço com qualidade para toda a sociedade. "Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, afirmou.

Além do Litoral Ocidental Maranhense, nesta etapa também foram contemplados os municípios de Açailândia, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Anajatuba, Apicum-Açu, Araioses, Bacabal, Belágua, Buritirana, Cândido Mendes, Carutapera, Caxias, Codó, Godofredo Viana, Humberto de Campos, Lago Verde, Luís Domingues, Montes Altos, Nina Rodrigues, Palmeirândia, Paulino Neves, Peri Mirim, Presidente Vargas, Primeira Cruz, Ribamar Fiquene, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São João Batista, São Luís Gonzaga do Maranhão, Turiaçu e Tutóia.

Tecnologia 5G
A tecnologia 5G, ou quinta geração de redes móveis, é a mais recente evolução das tecnologias de comunicação sem fio. Ela sucede as gerações anteriores, como o 4G (LTE) e oferece melhorias significativas em termos de velocidade, latência, capacidade de conexão e suporte a uma variedade de dispositivos.

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Bequimão realiza festa da virada com grandes atrações e show pirotécnico

Bequimão recebeu 2024 em grande estilo. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou uma festa inesquecível e o Réveillon da Nossa Gente foi um grande sucesso. Desde cedo, equipes de som, palco e iluminação estiveram empenhadas em deixar a Praça da Matriz pronta para a grande festa da virada no nosso município. "Compatilho com imensa satisfação o sucesso do Réveillon da Nossa Gente, uma celebração marcada por momentos inesquecíveis, onde a nossa população se uniu para festejar com alegria e esperança a chegada de 2024. Meu agradecimento a toda equipe envolvida, aos artistas pela entrega e, claro, à nossa população que compareceu em peso, tornando esta festa ainda mais memorável. Esse sucesso só reforça o compromisso do prefeito João Martins e em continuar promovendo eventos de qualidade para todos os bequimãoenses", ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins.  À noite grandes atrações como o cantor Flávio Almeida, DJ Xuxa e a

Prefeito João Martins anuncia implantação de sistema de videomonitoramento durante a solenidade de um ano do 45ºBPM

Em Bequimão, Estado e município andam de mãos dadas com o objetivo de promover a segurança da população. No último dia 11, o 45º Batalhão de Polícia Militar completou o seu primeiro ano de atuação com o anúncio de um novo investimento que promete melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pela corporação aos bequimãoenses. Hoje comandada pelo coronel Cláudio Roberto, o batalhão teve como primeiro comandante o coronel Trinta Júnior, que participou de todo o processo de implantação da unidade. A programação alusiva a um ano de atuação do 45º BPM teve início em frente ao batalhão com sede no Bairro de Fátima. O batalhão está instalado em um imóvel cedido pela administração municipal ao comando da corporação como contrapartida para que a instituição pudesse fixar a sua base no município. E, durante o evento, o prefeito João Martins anunciou mais um investimento que visa fortalecer e incentivar a atividade policial em prol dos bequimãoenses: a instalação do

Bequimão assina termo de cooperação para a elaboração de roteiro turístico integrado

Em um esforço conjunto para fortalecer o potencial turístico das regiões Metropolitana de São Luís e Litoral Ocidental Maranhense, representantes do setor público e privado se uniram nesta segunda-feira (23), na sede da Prefeitura de São Luís, para formalmente assinar um termo de cooperação inovador. E Bequimão está inserido nesse processo. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, esteve na capital maranhense para participar deste momento histórico, visando a promoção das riquezas culturais, históricas e naturais do município. O evento de assinatura é um marco significativo no compromisso contínuo de impulsionar o turismo sustentável. O roteiro turístico integrado visa oferecer uma experiência completa e envolvente para os visitantes, destacando a diversidade de atrações que as áreas têm a oferecer, conforme explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, que se mostrou bastante entusiasmado com a iniciativa. “Este é um passo emoc