Pular para o conteúdo principal

Artigo: "Maria Rita, a barragem da Integração", por Expedito Moraes

 


Há mais ou menos 8 anos estive, pela primeira vez, num trecho da MARIA RITA, construída com aterro de campo sob a coragem de Zé Martins, que nem era prefeito nessa época. Com um pequeno recurso do FUMACOPE, conseguiu avançar por quilômetros de campo alagado a dentro com o propósito de que essa obra fosse capaz de manter durante o verão água suficiente para que uma imensa enseada se tornasse uma lagoa perene e contribuísse com o sustento de milhares de pessoas que dependiam do pescado, da criação de porcos e outros tipos de criação.
 

Estive lá várias vezes com ZÉ MARTINS, já então, prefeito de BEQUIMÃO, com Tonho Martins e com JOĀO MARTINS, atual prefeito de BEQUIMÃO, na época Presidente do SEBRAE. Na primeira vez que estive lá, acompanhado por ZÉ MARTINS, eu era Secretário Adjunto da SEDES e juntamente com uma equipe contratada pelo BNDES tínhamos levantados mais de 100 pontos favoráveis à implantação de BARRAGENS DE ENSEADAS na Baixada.
 

Pela avaliação técnica a melhoria e ampliação da BARRAGEM DE MARIA RITA do povoado BURITIRAMA até o Bairro Tubi da cidade de SÃO BENTO, atravessando o rio AURÁ, apesar de ser o maior investimento entre todas levantadas, era a que mais proporcionaria benefícios imediatos a uma quantidade muito grande de pessoas.
 

Só para terem uma ideia, nessa primeira ida, até o aterro junto com ZÉ MARTINS, chegamos lá por volta de 17 horas, era tempo de seca, e duas coisas nos chamaram a atenção: - a primeira: várias pessoas estavam voltando da lagoa de bicicleta, moto ou à pé e todas traziam um cofo ou sacola com peixes, tipo: jejum, tarira, carambanja, etc.
 

- A segunda: na margem do aterro, quase no meio, existia um casebre, que de longe, avistava-se quase coberto de patos da cumeeira até o chão. Segundo o criador eram mais de 500 e todo ano eram levados no mês de setembro para Belém do Pará.
 

Esta barragem, segundo o Governador, será transformada em uma via rodoviária de 28 km tornando-se uma obra de integração entre as duas micro regiões (litoral ocidental e baixada) e vários municípios destas, a exemplo: Alcântara, Bequimão, Bacurituba, Cajapió, Peri Mirim, Palmeirândia, São Bento, etc.
Para muitos, um sonho, para a família Martins é muito mais do que isso; é a concretização de um audacioso projeto que dependeu muito da fé, determinação e compromisso.
 

Ao Governador CARLOS BRANDÃO, que nos últimos encontros me disse com bastante empolgação: “Expedito, vou construir a barragem Maria Rita”, o nosso agradecimento por ter escutado, mais uma vez, o eco dos gritos do povo dessas regiões.
 

Em tempo: não estive presente por motivo de força maior.
 

PARABÉNS A TODOS.
EXPEDITO MORAES
Presidente do FORUM

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito João Martins anuncia implantação de sistema de videomonitoramento durante a solenidade de um ano do 45ºBPM

Em Bequimão, Estado e município andam de mãos dadas com o objetivo de promover a segurança da população. No último dia 11, o 45º Batalhão de Polícia Militar completou o seu primeiro ano de atuação com o anúncio de um novo investimento que promete melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pela corporação aos bequimãoenses. Hoje comandada pelo coronel Cláudio Roberto, o batalhão teve como primeiro comandante o coronel Trinta Júnior, que participou de todo o processo de implantação da unidade. A programação alusiva a um ano de atuação do 45º BPM teve início em frente ao batalhão com sede no Bairro de Fátima. O batalhão está instalado em um imóvel cedido pela administração municipal ao comando da corporação como contrapartida para que a instituição pudesse fixar a sua base no município. E, durante o evento, o prefeito João Martins anunciou mais um investimento que visa fortalecer e incentivar a atividade policial em prol dos bequimãoenses: a instalação do

Bequimão assina termo de cooperação para a elaboração de roteiro turístico integrado

Em um esforço conjunto para fortalecer o potencial turístico das regiões Metropolitana de São Luís e Litoral Ocidental Maranhense, representantes do setor público e privado se uniram nesta segunda-feira (23), na sede da Prefeitura de São Luís, para formalmente assinar um termo de cooperação inovador. E Bequimão está inserido nesse processo. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, esteve na capital maranhense para participar deste momento histórico, visando a promoção das riquezas culturais, históricas e naturais do município. O evento de assinatura é um marco significativo no compromisso contínuo de impulsionar o turismo sustentável. O roteiro turístico integrado visa oferecer uma experiência completa e envolvente para os visitantes, destacando a diversidade de atrações que as áreas têm a oferecer, conforme explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, que se mostrou bastante entusiasmado com a iniciativa. “Este é um passo emoc

Prefeitura de Bequimão contempla bairros Estiva e Centro com pavimentação em bloquetes

Foto: Rodiney Luciano / Prefeitura de Bequimão O trabalho não para em Bequimão. Mais duas importantes vias da sede do município estão sendo contempladas com a pavimentação em bloquetes produzidos por detentos do Sistema Penitenciário, como parte do processo de ressocialização, e adquiridos pela gestão do prefeito João Martins, por meio de convênio firmado junto ao Governo do Maranhão. + Leia mais sobre Cidades Já está sendo beneficiada com o serviço a Travessa São Benedito, no bairro Estiva, e, a partir da semana que vem, vai ser a vez da Rua Capitão José Castro, no bairro Centro, começar a receber as melhorias, conforme cronograma de obras do município. A obra na Estiva já está em estágio avançado e tem previsão de conclusão nesta sexta-feira (14), enquanto os bloquetes da Capitão José Castro começam a ser fixados a partir de segunda (17), para a alegria dos moradores. + Saiba mais sobre Bequimão   “A parceria do nosso município com o Governo do Estado tem gerado importantes benefício