Pular para o conteúdo principal

Carreta dos Direitos realiza mais de 1.500 atendimentos e Prefeito João Martins garante terreno para implantação da DPE-MA em Bequimão

 

O que era pra ser apenas uma passagem deve se tornar presença constante em Bequimão. Isto porque o segundo município do Litoral Ocidental a receber a Carreta dos Direitos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) deve ser contemplado, já no próximo ano, com uma unidade fixa do órgão, o chamado Econúcleo. A implantação do Núcleo Ecológico foi anunciada pelo defensor-geral do do Estado, Gabriel Furtado, junto ao prefeito João Martins, durante a cerimônia de encerramento dos atendimentos da unidade móvel na cidade.

"Bequimão também vai ganhar um Econúcleo agora em 2024, graças a participação no PPA [Plano Plurianual]. Nosso plano tanto com a visita da carreta quanto com a implantação do Econúcleo é garantir cidadania e acesso a direitos para uma população que precisa muito. E nós estamos prontos para dar essa contribuição à transformação da realidade social no município, por meio dos nossos serviços. Com a Defensoria, o cidadão maranhense nunca está sozinho", assegurou o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado. 

Nos dias 28 e 29 de setembro, a DPE-MA e parceiros disponibilizaram à população do município serviços como a emissão das 1ª e 2ª vias de certidão de nascimento e RG; atenderam demandas relacionadas a divórcio, pensão alimentícia e registros públicos; bem como renegociações com a Equatorial Energia, entre outros. Em dois dias, foram realizados 213 atendimentos pelo Centro de Referência da Assistência Social; 265 pela saúde municipal; 140 pela Equatorial Energia; 38 pela Defensoria Pública; emissão de um registro tardio; 629 solicitações de segunda via de registros (certidões de nascimento); além de 353 carteiras de identidade, totalizando 1.558 atendimentos. 

Ao destacar a alta demanda apresentada e também o sucesso dos atendimentos em Bequimão, o defensor-geral do Estado estabeleceu apenas uma condição para a concretização do projeto de implantação do Econúcleo: a doação de um terreno para abrigar a sede do órgão no município, pedido imediatamente atendido pelo prefeito de Bequimão, João Martins.


"O terreno já está garantido. E a reposta não poderia ser outra, porque nós acreditamos no trabalho da Defensoria Pública e no seu papel, enquanto instituição que desempenha uma função vital na garantia do acesso à justiça para todos os cidadãos, independentemente de sua situação econômica. Ao longo de todos esse anos, testemunhamos como esse órgão tem defendido de maneira incansável os direitos humanos e civis em nossa comunidade. Sua atuação vai além da assistência legal; ela é um farol de esperança para os mais vulneráveis", afirmou o gestor.

Também chamados de Econúcleos, os Núcleos Ecológicos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão compõem um já reconhecido e premiado projeto de expansão institucional, que vem sendo fortalecido pela atual gestão. Idealizada em 2019, a iniciativa pioneira e inovadora é sustentada em três pilares: economicidade, sustentabilidade e responsabilidade social.

Originalmente, os Econúcleos eram instalados em contêineres reutilizados, reformados e inteiramente adaptados para o serviço de atendimento ao público. Com o avanço das entregas pelas comarcas do Maranhão, em vez dos contêineres, o projeto passou por uma adaptação e começou a utilizar como modelo construtivo os sistemas modulares com peças pré-fabricadas e instaladas no local das obras.

Em 2023, a Defensoria retomou esse processo de expansão, chegando a 32 Econúcleos, 67 comarcas, 143 municípios maranhenses e uma população de mais de 5 milhões de pessoas alcançadas. Dos 32 Econúcleos inaugurados, 30 estão no interior e outros dois em bairros de grande adensamento populacional na capital maranhense.

"Nossa administração está comprometida em fortalecer a instituição e garantir que ela tenha todos os recursos necessários para cumprir sua missão de maneira eficaz em Bequimão. Acreditamos que, ao investir na Defensoria Pública, estamos investindo também na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária", pontuou o prefeito João Martins.



Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Bequimão realiza festa da virada com grandes atrações e show pirotécnico

Bequimão recebeu 2024 em grande estilo. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou uma festa inesquecível e o Réveillon da Nossa Gente foi um grande sucesso. Desde cedo, equipes de som, palco e iluminação estiveram empenhadas em deixar a Praça da Matriz pronta para a grande festa da virada no nosso município. "Compatilho com imensa satisfação o sucesso do Réveillon da Nossa Gente, uma celebração marcada por momentos inesquecíveis, onde a nossa população se uniu para festejar com alegria e esperança a chegada de 2024. Meu agradecimento a toda equipe envolvida, aos artistas pela entrega e, claro, à nossa população que compareceu em peso, tornando esta festa ainda mais memorável. Esse sucesso só reforça o compromisso do prefeito João Martins e em continuar promovendo eventos de qualidade para todos os bequimãoenses", ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins.  À noite grandes atrações como o cantor Flávio Almeida, DJ Xuxa e a

Prefeito João Martins anuncia implantação de sistema de videomonitoramento durante a solenidade de um ano do 45ºBPM

Em Bequimão, Estado e município andam de mãos dadas com o objetivo de promover a segurança da população. No último dia 11, o 45º Batalhão de Polícia Militar completou o seu primeiro ano de atuação com o anúncio de um novo investimento que promete melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pela corporação aos bequimãoenses. Hoje comandada pelo coronel Cláudio Roberto, o batalhão teve como primeiro comandante o coronel Trinta Júnior, que participou de todo o processo de implantação da unidade. A programação alusiva a um ano de atuação do 45º BPM teve início em frente ao batalhão com sede no Bairro de Fátima. O batalhão está instalado em um imóvel cedido pela administração municipal ao comando da corporação como contrapartida para que a instituição pudesse fixar a sua base no município. E, durante o evento, o prefeito João Martins anunciou mais um investimento que visa fortalecer e incentivar a atividade policial em prol dos bequimãoenses: a instalação do

Bequimão assina termo de cooperação para a elaboração de roteiro turístico integrado

Em um esforço conjunto para fortalecer o potencial turístico das regiões Metropolitana de São Luís e Litoral Ocidental Maranhense, representantes do setor público e privado se uniram nesta segunda-feira (23), na sede da Prefeitura de São Luís, para formalmente assinar um termo de cooperação inovador. E Bequimão está inserido nesse processo. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, esteve na capital maranhense para participar deste momento histórico, visando a promoção das riquezas culturais, históricas e naturais do município. O evento de assinatura é um marco significativo no compromisso contínuo de impulsionar o turismo sustentável. O roteiro turístico integrado visa oferecer uma experiência completa e envolvente para os visitantes, destacando a diversidade de atrações que as áreas têm a oferecer, conforme explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, que se mostrou bastante entusiasmado com a iniciativa. “Este é um passo emoc