Pular para o conteúdo principal

Programa Travessia tem frota ampliada com o recebimento de novos veículos



O Governo do Maranhão deu um passo significativo em direção à promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência. Nesta quinta-feira (21), foi entregue a nova frota do Programa Travessia, ação coordenada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). São nove veículos adaptados, ampliando assim a capacidade de atendimento e garantindo a mobilidade deste público, em atividades essenciais do cotidiano como saúde, educação, trabalho e lazer. Os veículos vão atender ao público de São Luís. A entrega marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

O governador Carlos Brandão destacou a importância desse macro programa de acessibilidade. “O Programa Travessia é um dos mais bem avaliados do Brasil e isto é motivo de orgulho para o Maranhão. Nosso compromisso é torná-lo acessível a muito mais pessoas. Por isto, estamos entregando veículos novos, totalmente adaptados e que vão dar mais dignidade para as pessoas com deficiência. Esta é uma das diversas ações do nosso governo para garantir mais acessibilidade e inclusão para todos”, disse.

Na solenidade, o governador Carlos Brandão anunciou um novo programa para a distribuição de cadeira de rodas, reforçando a política de inclusão e acessibilidade. O programa será coordenado pela MOB, que fará a identificação e cadastramento das pessoas que serão beneficiadas. Já aquisição das cadeiras de roda será feita por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Novas vans

Os novos veículos são equipados com recursos que possibilitam o acesso e o transporte seguro das pessoas com deficiência, tornando mais facilitadas as tarefas cotidianas. São cinco veículos adaptados para cadeirantes e com deficiência visual; dois regulares para pessoas com neurodiversidades e idosos; e duas Spins para crianças com hidro e microcefalia e pessoas com deficiência que fazem hemodiálise. 

“O Programa Travessia não se limita apenas a disponibilizar transporte, mas garante que as pessoas com deficiência tenham autonomia para se deslocarem e participarem, plenamente, da vida social. É um exemplo de inclusão, que vai além da infraestrutura, tendo reflexo na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas”, destacou o presidente da MOB, Adriano Sarney.

A entrega dos novos veículos representa um passo importante na busca pela inclusão e igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência e reforça o compromisso do governo estadual com a promoção da acessibilidade. “O Programa Travessia mostra que é possível construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos tenham a oportunidade de participar plenamente da vida em comunidade”, reforça a diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho.

Para os usuários, o Programa Travessia é mais do que um meio de transporte. É um instrumento de independência, que facilita a vida. O auxiliar administrativo Richard Brito, pai do Samuel, que é autista e beneficiário do programa, compartilhou sua experiência e satisfação com o serviço. “Antes, tínhamos um custo para possibilitar as atividades de rotina ao nosso filho, principalmente, para as terapias dele. Com o Programa Travessia conseguimos dar mais autonomia ao nosso filho, o que faz toda a diferença na nossa vida”, disse.

Lançado em 2016, o Programa Travessia realiza a média de 400 viagens diárias, atendendo mais 11 mil pessoas com deficiência, em todas as regionais do Maranhão. E a auxiliar administrativa Karol Reis, 31 anos, é uma das primeiras beneficiadas.

“Eu estive na solenidade de lançamento do programa e estou muito feliz de estar aqui hoje novamente. Este programa tem me propiciado ir para minhas atividades profissionais, de saúde, mas o maior benefício é nos levar para as atividades de lazer, pois isso traz um benefício enorme para a nossa autoestima”, afirmou Karol Reis.

Inclusão

Implantado em 2016, o Programa Travessia está presente em 45 cidades do Maranhão, distribuído em 13 regionais - São Luís, Imperatriz e Açailândia, Pinheiro e Bacabal, Timon e Caxias, Codó, Matões do Norte, Presidente Dutra, Caxias, Santa Luzia do Paruá e Balsas. Atende em quatro modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade, Travessia Saúde e Travessia Neurodiversidade.

A iniciativa proporciona o ir e vir para atividades diversas - estudo, trabalho, prática esportiva, tratamento de saúde, lazer e outros - a este segmento da população. São 29 veículos, incluindo 17 vans adaptadas para cadeira de rodas, quatro Spins para atendimento de crianças com hidro e microcefalia, sete vans convencionais para o transporte de idosos e pessoas em tratamento de saúde e uma para pessoas com autismo.

Do Filtro, com informações do Governo do MA.

Publicado em 22/09/2023, às 17h40

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Bequimão realiza festa da virada com grandes atrações e show pirotécnico

Bequimão recebeu 2024 em grande estilo. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou uma festa inesquecível e o Réveillon da Nossa Gente foi um grande sucesso. Desde cedo, equipes de som, palco e iluminação estiveram empenhadas em deixar a Praça da Matriz pronta para a grande festa da virada no nosso município. "Compatilho com imensa satisfação o sucesso do Réveillon da Nossa Gente, uma celebração marcada por momentos inesquecíveis, onde a nossa população se uniu para festejar com alegria e esperança a chegada de 2024. Meu agradecimento a toda equipe envolvida, aos artistas pela entrega e, claro, à nossa população que compareceu em peso, tornando esta festa ainda mais memorável. Esse sucesso só reforça o compromisso do prefeito João Martins e em continuar promovendo eventos de qualidade para todos os bequimãoenses", ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins.  À noite grandes atrações como o cantor Flávio Almeida, DJ Xuxa e a

Prefeito João Martins anuncia implantação de sistema de videomonitoramento durante a solenidade de um ano do 45ºBPM

Em Bequimão, Estado e município andam de mãos dadas com o objetivo de promover a segurança da população. No último dia 11, o 45º Batalhão de Polícia Militar completou o seu primeiro ano de atuação com o anúncio de um novo investimento que promete melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pela corporação aos bequimãoenses. Hoje comandada pelo coronel Cláudio Roberto, o batalhão teve como primeiro comandante o coronel Trinta Júnior, que participou de todo o processo de implantação da unidade. A programação alusiva a um ano de atuação do 45º BPM teve início em frente ao batalhão com sede no Bairro de Fátima. O batalhão está instalado em um imóvel cedido pela administração municipal ao comando da corporação como contrapartida para que a instituição pudesse fixar a sua base no município. E, durante o evento, o prefeito João Martins anunciou mais um investimento que visa fortalecer e incentivar a atividade policial em prol dos bequimãoenses: a instalação do

Bequimão assina termo de cooperação para a elaboração de roteiro turístico integrado

Em um esforço conjunto para fortalecer o potencial turístico das regiões Metropolitana de São Luís e Litoral Ocidental Maranhense, representantes do setor público e privado se uniram nesta segunda-feira (23), na sede da Prefeitura de São Luís, para formalmente assinar um termo de cooperação inovador. E Bequimão está inserido nesse processo. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, esteve na capital maranhense para participar deste momento histórico, visando a promoção das riquezas culturais, históricas e naturais do município. O evento de assinatura é um marco significativo no compromisso contínuo de impulsionar o turismo sustentável. O roteiro turístico integrado visa oferecer uma experiência completa e envolvente para os visitantes, destacando a diversidade de atrações que as áreas têm a oferecer, conforme explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, que se mostrou bastante entusiasmado com a iniciativa. “Este é um passo emoc