Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Bequimão realiza audiência de implantação do programa Casa Legal




A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Controle Interno, realizou na última sexta-feira (22) a primeira audiência pública para implantação do programa Casa Legal em Bequimão, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e ordenado da cidade, bem como melhorar a qualidade de vida dos bequimãoenses. A reunião, realizada na Igreja Assembleia de Deus do bairro Cidade Nova, contou com as presenças do prefeito de Bequimão, João Martins; do secretariado municipal; dos moradores; do representante do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), Dr. Daniel Pereira de Souza; e da representante do Núcleo de Governança Fundiária da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA), Dra. Bianca Paiva. A iniciativa tem, ainda, o apoio do Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás).

Durante a audiência, a representante do Núcleo de Governança Fundiária da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA), Dra. Bianca Paiva, realizou uma explanação técnica sobre os efeitos da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) na cidade. "A Reurb é uma ferramenta essencial para o crescimento ordenado e equitativo das áreas urbanas em todo o mundo. Em Bequimão, não vai ser diferente. Com o apoio do município, a CGJ-MA e o Poder Judiciário como um todo estão avançando cada vez mais com esse processo que vai garantir, entre outros benefícios, a segurança e a inclusão social, o estímulo à economia local, redução da criminalidade, ordenamento urbano, saúde fiscal e melhoria na qualidade de vida. Os efeitos positivos para o município que abraça esta causa são múltiplos e extremamente benéficos ao bem-estar social da população", explicou.



O secretário municipal de Planejamento e coordenador da Reurb em Bequimão, José Orlando, destacou a importância do município ter abraçado a ideia e tê-la transformado em um programa, além de parabenizar o prefeito João Martins por acreditar na proposta e firmar a parceria junto ao Judiciário. "Como a Dra. Bianca Paiva muito bem explanou, os benefícios da Reurb para o nosso município são inquestionáveis e nós só temos a parabenizar o prefeito João Martins por acreditar e dar esse apoio ao trabalho que estamos fazendo. Nos últimos meses, realizamos uma intensa agenda de capacitação junto aos nossos servidores municipais que vão participar desse processo, visando prepará-los da melhor maneira possível para entrar em campo e realizar o cadastro social dos moradores, além do levantamento topográfico das unidades residenciais", acrescentou.





Ao final da audiência, ficou definido que, a partir do dia 2 de outubro, vai ser dado início ao cadastramento dos moradores da Cidade Nova, o primeiro bairro de Bequimão a ser incluso no programa Casa Legal. "Nossa ideia é avançar cada vez mais com esse processo de regularização fundiária. Com os nossos servidores já capacitados, é questão de tempo para realizar todos os levantamentos necessários e conceder a titulação desses moradores, garantindo segurança jurídica e social a cada um deles", afirmou o prefeito de Bequimão, João Martins.

Entre as etapas da Reurb estão a matrícula do local; emissão de diretrizes pela comissão de regularização fundiária; demarcação urbanística; elaboração de projetos; cadastramento individual dos ocupantes, lote e memorial descritivo; análise jurídica; execução de obras, caso haja a necessidade; aprovação e emissão da Certidão de Regularização Fundiária (CRF); registro imobiliário junto ao Cartório de Registro de Imóveis; e solenidade de entrega de títulos devidamente registrados.


 



Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Bequimão realiza festa da virada com grandes atrações e show pirotécnico

Bequimão recebeu 2024 em grande estilo. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou uma festa inesquecível e o Réveillon da Nossa Gente foi um grande sucesso. Desde cedo, equipes de som, palco e iluminação estiveram empenhadas em deixar a Praça da Matriz pronta para a grande festa da virada no nosso município. "Compatilho com imensa satisfação o sucesso do Réveillon da Nossa Gente, uma celebração marcada por momentos inesquecíveis, onde a nossa população se uniu para festejar com alegria e esperança a chegada de 2024. Meu agradecimento a toda equipe envolvida, aos artistas pela entrega e, claro, à nossa população que compareceu em peso, tornando esta festa ainda mais memorável. Esse sucesso só reforça o compromisso do prefeito João Martins e em continuar promovendo eventos de qualidade para todos os bequimãoenses", ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins.  À noite grandes atrações como o cantor Flávio Almeida, DJ Xuxa e a

Prefeito João Martins anuncia implantação de sistema de videomonitoramento durante a solenidade de um ano do 45ºBPM

Em Bequimão, Estado e município andam de mãos dadas com o objetivo de promover a segurança da população. No último dia 11, o 45º Batalhão de Polícia Militar completou o seu primeiro ano de atuação com o anúncio de um novo investimento que promete melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pela corporação aos bequimãoenses. Hoje comandada pelo coronel Cláudio Roberto, o batalhão teve como primeiro comandante o coronel Trinta Júnior, que participou de todo o processo de implantação da unidade. A programação alusiva a um ano de atuação do 45º BPM teve início em frente ao batalhão com sede no Bairro de Fátima. O batalhão está instalado em um imóvel cedido pela administração municipal ao comando da corporação como contrapartida para que a instituição pudesse fixar a sua base no município. E, durante o evento, o prefeito João Martins anunciou mais um investimento que visa fortalecer e incentivar a atividade policial em prol dos bequimãoenses: a instalação do

Bequimão assina termo de cooperação para a elaboração de roteiro turístico integrado

Em um esforço conjunto para fortalecer o potencial turístico das regiões Metropolitana de São Luís e Litoral Ocidental Maranhense, representantes do setor público e privado se uniram nesta segunda-feira (23), na sede da Prefeitura de São Luís, para formalmente assinar um termo de cooperação inovador. E Bequimão está inserido nesse processo. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, esteve na capital maranhense para participar deste momento histórico, visando a promoção das riquezas culturais, históricas e naturais do município. O evento de assinatura é um marco significativo no compromisso contínuo de impulsionar o turismo sustentável. O roteiro turístico integrado visa oferecer uma experiência completa e envolvente para os visitantes, destacando a diversidade de atrações que as áreas têm a oferecer, conforme explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, que se mostrou bastante entusiasmado com a iniciativa. “Este é um passo emoc