Pular para o conteúdo principal

Mais de cem pessoas são presas durante operação de combate a violência contra a mulher no MA

 

Na última quarta-feira(20), a Delegacia Geral da Polícia Civil do Maranhão, apresentou o balanço final da “Operação Shamar”, deflagrada entre os dias 21 de agosto e 15 de setembro, que intensificou o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio no Estado do Maranhão. No relatório consta que 2.032 vítimas foram atendidas pelas atuações da Polícia Civil e Polícia Militar do Maranhão nos 26 dias de iniciativa. Tal operação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o balanço final, no Maranhão, a ação alcançou os 217 municípios, com 264 policiais envolvidos, entre policiais civis e militares, e 64 viaturas empregadas. A “Operação Shamar” resultou em 122 prisões por violência contra a mulher, incluindo casos de feminicídios e no pedido de 610 Medidas Protetivas de Urgência(MPU). Houve 94 diligências policiais de conduções de suspeitos de violência doméstica no estado.

A força-tarefa ainda contabilizou 323 inquéritos instaurados e 655 inquéritos policiais concluídos, além de 1.375 boletins de ocorrência. A ação também foi marcada pelo trabalho preventivo e educativo, a exemplo, das 200 palestras e 75 ações de panfletagem e orientações à população.

“Sempre buscamos estratégias diferenciadas a fim de não apenas reprimir, mais de prevenir a violência contra a mulher, uma dessas estratégias, é o desenvolvimento de operações focadas, a exemplo, a Operação Shamar, onde conseguimos números bastante exitosos e especialmente interiorizar várias ações preventivas e repressivas no enfretamento à violência contra a mulher. Tudo isso faz parte de um trabalho integrado e que sempre busca cada vez mais superar esse fenômeno”, afirmou a delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias Especiais da Mulher do Maranhão. 

Entre algumas ações realizadas durante o período da operação, destaque-se, a prisão, no dia 29 de agosto, do principal suspeito de cometer um crime de feminicídio ocorrido no dia 30 de junho deste ano, na cidade de Bom lugar, interior do Maranhão. O investigado que estava foragido, foi localizado e preso na cidade paraense de Jacundá.

No dia 31 de setembro, a Polícia Civil do Maranhão, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra um homem, de 29 anos, pelo crime de descumprimento de Medida Protetiva de Urgência (MPU). O homem que era considerado foragido da justiça do Maranhão, foi preso no Estado de Goiás. O homem estaria descumprindo as medidas protetivas de urgência, através de ameaças de morte, por meio de uma rede social.

Já em São Luís, a Polícia Civil prendeu, no dia 12 de setembro, um homem, investigado por cometer um crime de feminicídio contra a companheira identificada como Jessica Nunes Paixão, de 27 anos. O crime ocorreu na última sexta-feira(8), no bairro Tinaí, na zona rural de São Luís.

No Maranhão, a “Operação Shamar” que faz alusão a palavra hebraica que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar”, foi articulada pela Delegacia Geral da Polícia Civil, Coordenadoria da Delegacias Especiais da Mulher do Maranhão e a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Maranhão.

O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva, comemorou o sucesso das ações e assegurou o comprometimento da Polícia Civil para além da operação. “A Operação Shamar encerrou na última sexta-feira, mas a luta pela igualdade e segurança das mulheres do Maranhão continua com determinação fortalecida. Os números representam o empenho integrado da Codevim, Departamento de Feminicídio, Polícia Militar do Maranhão, bem como de toda a rede de combate à violência contra a mulher, que juntos intensificaram o acolhimento de vítimas em situação de violência”, pontuou, Jair Paiva.

Para reforçar o trabalho de enfretamento a qualquer tipo de violência contra a mulher, o sistema de segurança pública dispõe de uma lista de serviços gratuitos voltados para mulheres, onde podem ser realizadas denúncias, como: 190 (Ciops), 181 (Disque –Denúncia), Aplicativo Salve Maria e a Delegacia On-line.

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Bequimão realiza festa da virada com grandes atrações e show pirotécnico

Bequimão recebeu 2024 em grande estilo. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou uma festa inesquecível e o Réveillon da Nossa Gente foi um grande sucesso. Desde cedo, equipes de som, palco e iluminação estiveram empenhadas em deixar a Praça da Matriz pronta para a grande festa da virada no nosso município. "Compatilho com imensa satisfação o sucesso do Réveillon da Nossa Gente, uma celebração marcada por momentos inesquecíveis, onde a nossa população se uniu para festejar com alegria e esperança a chegada de 2024. Meu agradecimento a toda equipe envolvida, aos artistas pela entrega e, claro, à nossa população que compareceu em peso, tornando esta festa ainda mais memorável. Esse sucesso só reforça o compromisso do prefeito João Martins e em continuar promovendo eventos de qualidade para todos os bequimãoenses", ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins.  À noite grandes atrações como o cantor Flávio Almeida, DJ Xuxa e a

Prefeito João Martins anuncia implantação de sistema de videomonitoramento durante a solenidade de um ano do 45ºBPM

Em Bequimão, Estado e município andam de mãos dadas com o objetivo de promover a segurança da população. No último dia 11, o 45º Batalhão de Polícia Militar completou o seu primeiro ano de atuação com o anúncio de um novo investimento que promete melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pela corporação aos bequimãoenses. Hoje comandada pelo coronel Cláudio Roberto, o batalhão teve como primeiro comandante o coronel Trinta Júnior, que participou de todo o processo de implantação da unidade. A programação alusiva a um ano de atuação do 45º BPM teve início em frente ao batalhão com sede no Bairro de Fátima. O batalhão está instalado em um imóvel cedido pela administração municipal ao comando da corporação como contrapartida para que a instituição pudesse fixar a sua base no município. E, durante o evento, o prefeito João Martins anunciou mais um investimento que visa fortalecer e incentivar a atividade policial em prol dos bequimãoenses: a instalação do

Bequimão assina termo de cooperação para a elaboração de roteiro turístico integrado

Em um esforço conjunto para fortalecer o potencial turístico das regiões Metropolitana de São Luís e Litoral Ocidental Maranhense, representantes do setor público e privado se uniram nesta segunda-feira (23), na sede da Prefeitura de São Luís, para formalmente assinar um termo de cooperação inovador. E Bequimão está inserido nesse processo. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, esteve na capital maranhense para participar deste momento histórico, visando a promoção das riquezas culturais, históricas e naturais do município. O evento de assinatura é um marco significativo no compromisso contínuo de impulsionar o turismo sustentável. O roteiro turístico integrado visa oferecer uma experiência completa e envolvente para os visitantes, destacando a diversidade de atrações que as áreas têm a oferecer, conforme explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, que se mostrou bastante entusiasmado com a iniciativa. “Este é um passo emoc