Pular para o conteúdo principal

IFMA abre 710 vagas em cursos técnicos para jovens e adultos (EJA)

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou edital de seleção para cursos técnicos de nível médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estão sendo ofertadas 710 vagas para pessoas com 18 anos de idade ou mais que desejam concluir o Ensino Médio e ao mesmo tempo obter uma formação técnica. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pela internet, de 27 de setembro a 6 de novembro.

Acesse o site do Seletivo PROEJA 2024

Há cursos disponíveis em 14 campi: Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Raimundo das Mangabeiras e Zé Doca. O quadro completo de vagas pode ser consultado nos anexos do edital.

Não haverá prova, e os candidatos serão selecionados por meio da análise de Questionário Socioeconômico, que será preenchido no ato da inscrição on-line. O resultado do seletivo deverá ser divulgado no dia 20 de dezembro de 2023, com período de matrículas dos convocados em primeira chamada de 2 a 12 de janeiro de 2024.

Há vagas para os cursos técnicos em Administração, Agroindústria, Agropecuária, Comércio, Gastronomia, Manutenção e suporte em informática, Redes de computadores, Hospedagem, Panificação, Rede de computadores, Secretaria escolar, Vendas e Vestuário. O quadro completo com turnos, cidades e unidades que ofertam esses cursos está disponível no site do seletivo.

Cotas

O edital estabelece que 50% (cinquenta por cento) das vagas em cada curso são reservadas aos candidatos egressos de escola pública, conforme disposto na Lei nº 12.711/2012. Desse percentual destinado a candidatos egressos de escola pública, a metade (25% do total de vagas) se reserva aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, e a outra metade (25% do total de vagas) é reservada a candidatos oriundos de famílias que recebem acima dessa faixa de renda per capita. Em cada metade, são garantidos os percentuais de 76,74% das vagas a autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e de 9,1% a pessoas com deficiência.

Ao efetuar a inscrição, os candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas a pretos e pardos devem confirmar a autodeclaração étnico-racial e incluir uma foto de acordo com as especificações contidas no Edital. Essa foto será utilizada apenas no procedimento da heteroidentificação, que consiste na validação da condição autodeclarada (pretos e pardos) no ato da inscrição.

No caso de os candidatos concorrentes às vagas reservadas a indígenas, deve-se apresentar na matrícula o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), se tiver, ou declaração de pertença a grupo indígena, com assinatura do candidato, do cacique e de dois representantes da comunidade indígena a qual pertença, ou ainda declaração de pertença emitida por entidade legítima das articulações e organizações dos povos indígenas, com assinatura do candidato e de dois membros da coordenação.

Canais de Comunicação

Dúvidas e informações complementares sobre o Seletivo 2024 podem ser encaminhadas ao e-mail mailto:acessodiscente@ifma.edu.br.

Do Filtro, com IFMA

Publicado em 22/09/2023, às 18h18

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Bequimão realiza festa da virada com grandes atrações e show pirotécnico

Bequimão recebeu 2024 em grande estilo. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou uma festa inesquecível e o Réveillon da Nossa Gente foi um grande sucesso. Desde cedo, equipes de som, palco e iluminação estiveram empenhadas em deixar a Praça da Matriz pronta para a grande festa da virada no nosso município. "Compatilho com imensa satisfação o sucesso do Réveillon da Nossa Gente, uma celebração marcada por momentos inesquecíveis, onde a nossa população se uniu para festejar com alegria e esperança a chegada de 2024. Meu agradecimento a toda equipe envolvida, aos artistas pela entrega e, claro, à nossa população que compareceu em peso, tornando esta festa ainda mais memorável. Esse sucesso só reforça o compromisso do prefeito João Martins e em continuar promovendo eventos de qualidade para todos os bequimãoenses", ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins.  À noite grandes atrações como o cantor Flávio Almeida, DJ Xuxa e a

Prefeito João Martins anuncia implantação de sistema de videomonitoramento durante a solenidade de um ano do 45ºBPM

Em Bequimão, Estado e município andam de mãos dadas com o objetivo de promover a segurança da população. No último dia 11, o 45º Batalhão de Polícia Militar completou o seu primeiro ano de atuação com o anúncio de um novo investimento que promete melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pela corporação aos bequimãoenses. Hoje comandada pelo coronel Cláudio Roberto, o batalhão teve como primeiro comandante o coronel Trinta Júnior, que participou de todo o processo de implantação da unidade. A programação alusiva a um ano de atuação do 45º BPM teve início em frente ao batalhão com sede no Bairro de Fátima. O batalhão está instalado em um imóvel cedido pela administração municipal ao comando da corporação como contrapartida para que a instituição pudesse fixar a sua base no município. E, durante o evento, o prefeito João Martins anunciou mais um investimento que visa fortalecer e incentivar a atividade policial em prol dos bequimãoenses: a instalação do

Bequimão assina termo de cooperação para a elaboração de roteiro turístico integrado

Em um esforço conjunto para fortalecer o potencial turístico das regiões Metropolitana de São Luís e Litoral Ocidental Maranhense, representantes do setor público e privado se uniram nesta segunda-feira (23), na sede da Prefeitura de São Luís, para formalmente assinar um termo de cooperação inovador. E Bequimão está inserido nesse processo. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, esteve na capital maranhense para participar deste momento histórico, visando a promoção das riquezas culturais, históricas e naturais do município. O evento de assinatura é um marco significativo no compromisso contínuo de impulsionar o turismo sustentável. O roteiro turístico integrado visa oferecer uma experiência completa e envolvente para os visitantes, destacando a diversidade de atrações que as áreas têm a oferecer, conforme explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, que se mostrou bastante entusiasmado com a iniciativa. “Este é um passo emoc