Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Bequimão discute reconstrução do SUAS na XII Conferência de Assistência Social





Com o objetivo de fortalecer a Política de Assistência Social do município, a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (2) a sua XII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento que discutiu a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) aconteceu no auditório da Colônia de Pescadores de Bequimão, no bairro Estiva. O encontro contou com a participação do prefeito João Martins; do vice Magal; de secretários, servidores, vereadores, representantes da sociedade civil e de instituições parceiras como o Ministério Público.

As conferências são espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Elas são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política. Já nas Conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências municipais. Na Conferência Nacional, participam os delegados eleitos nas conferências estaduais.


“Estamos aqui hoje nesta conferência para planejarmos estratégias, que vão ser discutidas em cinco eixos. E nada melhor do que discuti-las com a nossa sociedade. O nosso objetivo é que os nossos cidadãos possam demandar o que é de seu interesse, para que possamos ser cada vez mais assertivos no combate às vulnerabilidades sociais presentes em nosso município. Contamos com as boas ideias de todos, para que possamos avançar cada vez mais no nosso setor”, explicou o secretário municipal de Assistência Social, Josmael Castro.


A discussão em torno da reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. É através dela que o município reúne ações de proteção social voltadas à população bequimãoense, auxiliando no enfrentamento direto de suas dificuldades diárias. Uma atuação reconhecida pela justiça.




“Eu considero a Assistência Social um dos pilares para o município. Com um assistência forte, conseguimos diminuir muitas mazelas sociais, principalmente a criminalidade. Então, nós temos que cuidar dos nossos usuários e tratá-los com dignidade. Nós temos que olhar para essa base. Acredito que este local, de cabeças pensantes, que têm esse espírito de mudança, vai ser um espaço de discussões engrandecedoras para o nosso futuro e para o futuro do nosso município”, afirmou a promotora de justiça da Comarca de Bequimão, Raquel Madeira Reis.




O trabalho desses mecanismos de transformação social estiveram expostos no local da conferência, evidenciando a rotina de acompanhamento frequente realizado pelas equipes da assistência na sede e zona rural do município, por meio, por exemplo, do Serviço de Fortalecimento de Vínculos e também do programa Criança Feliz. “Saindo daqui com o SUAS que queremos, acredito eu que estamos dando a nossa parcela de contribuição, enquanto base, para que as coisas possam ser transformadas não só aqui, mas em todo o Brasil. Meus parabéns aos organizadores e espero que possamos sair daqui com encaminhamentos que sejam de interesse da nossa população”, completou o prefeito de Bequimão, João Martins.


Também participaram da XII Conferência Municipal de Assistência Social o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Antônio Correia; o presidente da Câmara Municipal, professor Ivaldo; a responsável pela palestra magna e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Annôva Miriam Ferreira Carneiro; a representante dos usuários da Política de Assistência Social do Município de Bequimão, Raimunda Humbelina Penha Martins; além da vereadora Jany Matos e dos secretários municipais Zé Orlando Ferreira (Planejamento e Controle Interno), Rodrigo Martins (Cultura e Turismo), Sinara Almeida (Educação, Juventude, Esporte e Lazer), Ramone Araújo (Saúde), Sidney Bouéres (Administração) e Fábio Silva (Igualdade Racial).





 













Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Bequimão realiza festa da virada com grandes atrações e show pirotécnico

Bequimão recebeu 2024 em grande estilo. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou uma festa inesquecível e o Réveillon da Nossa Gente foi um grande sucesso. Desde cedo, equipes de som, palco e iluminação estiveram empenhadas em deixar a Praça da Matriz pronta para a grande festa da virada no nosso município. "Compatilho com imensa satisfação o sucesso do Réveillon da Nossa Gente, uma celebração marcada por momentos inesquecíveis, onde a nossa população se uniu para festejar com alegria e esperança a chegada de 2024. Meu agradecimento a toda equipe envolvida, aos artistas pela entrega e, claro, à nossa população que compareceu em peso, tornando esta festa ainda mais memorável. Esse sucesso só reforça o compromisso do prefeito João Martins e em continuar promovendo eventos de qualidade para todos os bequimãoenses", ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins.  À noite grandes atrações como o cantor Flávio Almeida, DJ Xuxa e a

Prefeito João Martins anuncia implantação de sistema de videomonitoramento durante a solenidade de um ano do 45ºBPM

Em Bequimão, Estado e município andam de mãos dadas com o objetivo de promover a segurança da população. No último dia 11, o 45º Batalhão de Polícia Militar completou o seu primeiro ano de atuação com o anúncio de um novo investimento que promete melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pela corporação aos bequimãoenses. Hoje comandada pelo coronel Cláudio Roberto, o batalhão teve como primeiro comandante o coronel Trinta Júnior, que participou de todo o processo de implantação da unidade. A programação alusiva a um ano de atuação do 45º BPM teve início em frente ao batalhão com sede no Bairro de Fátima. O batalhão está instalado em um imóvel cedido pela administração municipal ao comando da corporação como contrapartida para que a instituição pudesse fixar a sua base no município. E, durante o evento, o prefeito João Martins anunciou mais um investimento que visa fortalecer e incentivar a atividade policial em prol dos bequimãoenses: a instalação do

Bequimão assina termo de cooperação para a elaboração de roteiro turístico integrado

Em um esforço conjunto para fortalecer o potencial turístico das regiões Metropolitana de São Luís e Litoral Ocidental Maranhense, representantes do setor público e privado se uniram nesta segunda-feira (23), na sede da Prefeitura de São Luís, para formalmente assinar um termo de cooperação inovador. E Bequimão está inserido nesse processo. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, esteve na capital maranhense para participar deste momento histórico, visando a promoção das riquezas culturais, históricas e naturais do município. O evento de assinatura é um marco significativo no compromisso contínuo de impulsionar o turismo sustentável. O roteiro turístico integrado visa oferecer uma experiência completa e envolvente para os visitantes, destacando a diversidade de atrações que as áreas têm a oferecer, conforme explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, que se mostrou bastante entusiasmado com a iniciativa. “Este é um passo emoc